terça-feira, 9 de setembro de 2008

COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO


Caros colegas do Curso de Introdução à Educação Digital - Linux, da 3ª CREDE/ Acaraú! Seguindo, passo a passo, as instruções contidas na apostila Educação Digital (153 a 157), repassada via cd, nas aulas presenciais, existe o seguinte comando: "Comece a escrever suas impressões sobre o tema da discussão da unidade 'Como Utilizar a Internet na Educação'". No entanto, confesso, que não encontrei o capítulo mencionado e, assim, tomei a liberdade de pesquisar o assunto e socializo, aqui, a opinião do Professor Moran (http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/digital/2005/07/como-utilizar-internet-na-educao_07.html) , quem quiser comentar, fique a vontade!

"As experiências pessoais são um forte instrumento no aprendizado do coletivo. Ensinar a utilizar a internet também faz parte do processo de inclusão e exige muita atenção do professor, pois a internet oferece muitas possibilidades de busca e no primeiro momento acontece um deslumbramento.
Segundo Moran “ mais que a tecnologia o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua”.
A pesquisa na internet facilita para professores e aluno e ao mesmo tempo traz grandes problemas quando utilizada sem bom senso. A orientação de um bom profissional facilita a pesquisa e ajuda na construção de uma base sólida para que os outros meios tecnológicos não sejam esquecidos, mas que aconteça a integração com os outros meios já conhecidos.
A comunicação na internet tem como característica mais interessante “a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, informações relevantes.”
A comunicação cresceu em criatividade e diversidade, e a internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes.
Em tudo podemos encontrar pontos positivos e negativos. Par utilizar a internet também passamos por vantagens e desvantagens. As novas descobertas fascinam, mas com o tempo e com o conhecimento, elas chegam a assustar. Com a criação de centenas de novas páginas, cresce a quantidade de informação, muitas vezes sem qualidade. O autor diz que “temos informação demais e conhecimento de menos no uso da internet na educação”.
Outro ponto que podemos citar como deficiente é a facilidade de dispersão gerando uma impaciência o que leva a aprofundar pouco as possibilidades que existe em cada página encontrada.
Integrar a internet em um novo paradigma educacional é o desafio no processo ensino-aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação abertos, interpessoal e grupal afetivos.
Para o professor Moran a palavra chave é integrar. Integrar a internet com outras tecnologias na educação com uma visão pedagógica nova, aberta e criativa.
Tudo ainda é muito recente e requer muito estudo e afeição dos novos profissionais que estão dedicando seu tempo ao estudo das novas possibilidades oferecidas pela tecnologia. Acredito que um bom passo está sendo dado com a possibilidade de pesquisa e atuação no meio educacional."
Concordo com o professor Moran quando ele diz: “ A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnologia.

Um comentário:

EMERSON BRANDAO disse...

Hevalda, estou registrando aqui minha visita no seu Blog, gostei muito, até das cores... Legal de mais!

Grande abraço...